Como escolher os melhores fornecedores de material de constr

Ter os melhores fornecedores de material de construção para revenda contribui com o sucesso da sua loja. Isso porque eles são responsáveis pela entrega de qualidade e produtos de excelência. E são essas características que garantem a satisfação e uma boa experiência do seu cliente final. 

Pensando nisso, listamos a seguir os efeitos dos fornecedores no seu negócio e dicas de como escolhê-los. Confira!

O impacto que fornecedores de material de construção para revenda geram no seu negócio

Os fornecedores de material de construção são agentes importantes para a revenda. Eles estão na extremidade inicial da sua loja. Isto é, são eles os responsáveis pela entrega de um produto de qualidade. 

Pode-se imaginar que a ocorrência de atrasos na entrega é capaz de causar gastos e grandes perdas. O que, consequentemente, afetará o volume de vendas e a possibilidade de atração de novos clientes

Uma forma de evitar essa dependência é aprimorar o controle de estoque. É preciso avaliar e estudar, com base nos resultados anteriores, o momento ideal para realizar novos pedidos. Para que, em casos de atraso, a sua loja não fique sem produtos para comercializar. 

No entanto, para além desses pontos, também é necessário avaliar mais alguns atributos do fornecedor de material de construção para garantir o sucesso total da sua loja. Isso significa que de nada adianta ter um parceiro que realiza a entrega no tempo combinado, mas só disponibiliza produtos sem qualidade. 

Afinal, o cliente ao perceber que o material não é resistente, durável ou que possui algum defeito, por exemplo, reclamará com você e não com o seu fornecedor. O que pode gerar consequências mais sérias, como a perda de compradores. 

De acordo com o último relatório da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), os varejos analisados pela entidade, incluindo o de construção, no total perderam 1,38% do faturamento líquido de R$ 1,55 trilhão.

Segundo um estudo sobre o assunto, essas perdas podem ser apresentadas por diversos motivos, entre eles estão os erros administrativos e fraudes de fornecedores ou entregadores. 

Logo, este tipo de problema pode ser resolvido com a parceria entre fornecedores comprometidos com a entrega de produtos de qualidade, resistência e durabilidade.

Importância da gestão de fornecedores

Pensando nos efeitos dos fornecedores de material de construção para revenda, fica ainda mais evidente a importância de uma boa gestão. 

Isto é, o devido controle sobre a qualidade dos materiais, monitoramento de prazos e preços, além da garantia de um bom relacionamento e canais de comunicação eficientes, são fundamentais para a tomada de decisão. 

Uma boa gestão de fornecedores possui o correto acompanhamento dessas características e a documentação atualizada. E é justamente esta prática que permite a descomplicação da avaliação dos fornecedores. 

Com essas informações também é possível determinar a quantidade de erros aceitáveis antes de cancelar a parceria. Essa atenção é responsável por uma gestão mais preventiva e analítica. O intuito é reconhecer os erros com antecedência para poder corrigi-los sem gerar impactos no seu negócio.

A dica neste momento é realizar a integração com outras áreas da loja, principalmente a de gestão de estoque. Assim, as informações serão compartilhadas mais facilmente. Isso simplifica a análise e o estudo preditivo. 

Pontos a serem analisados durante a escolha do fornecedor de material de construção

Diante dos efeitos que um fornecedor de material de construção pode causar no seu negócio, separamos, a seguir, pontos a serem considerados durante a escolha. Eles são fundamentais para a análise correta da competência e eficiência dos seus parceiros. 

1 Credibilidade e autoridade

Os primeiros atributos a serem considerados devem ser a credibilidade e autoridade. Eles apontam como o mercado enxerga e avalia esse fornecedor, se comparado com os concorrentes. 

Portanto, neste momento, realize uma pesquisa mais aprofundada sobre suas características e colete as opiniões de outros clientes. Destaque aqueles que são reconhecidos no setor e que possuem bons relacionamentos com os seus parceiros. 

Além disso, opte por fornecedores que tenham anos de experiência. Esses tendem a ser mais comprometidos com a evolução e modernização. Até porque, para se manter ativo e relevante no setor é necessário se atualizar constantemente. Isso também demonstra comprometimento na entrega de um serviço de qualidade.

2 Qualidade dos produtos e valor agregado

Em seguida, o próximo ponto a ser avaliado deve ser a qualidade do produto. Eles são os responsáveis pelo oferecimento da solução ao seu cliente final. É fundamental para a imagem da sua loja, portanto,  fornecer produtos eficientes e de qualidade.

Então, utilize as expectativas e necessidades dos seus clientes como base para escolher o melhor dos fornecedores de material de construção para revenda.

E ainda, avalie o valor agregado do produto. Ou seja, tudo aquilo que aquela parceria oferecerá de vantagens e benefícios. É isso que torna o negócio indispensável para a saúde financeira e o sucesso do seu varejo.

3 Normas do setor

As normas do setor de construção civil são essenciais para a garantia da eficiência e segurança de todos envolvidos no ecossistema, desde o lojista e o profissional até o cliente final, por exemplo. 

Em casos de ferramentas, essas diretrizes são ainda mais importantes para evitar riscos associados, perigos e insegurança durante ou após o uso. 

Portanto, para garantir a integridade e o bem-estar dos seus clientes, aposte somente naqueles comprometidos e adequados aos requisitos legais e de órgãos especializados. 

4 Prazos e preços

Os preços competitivos com o mercado são resultados da coerência do fornecedor com os valores. Logo, opte por aquele que fornece todas as características já citadas e com um ótimo custo-benefício. 

Cabe destacar que isso não significa que seja preciso escolher os fornecedores com os menores preços. E sim, aqueles que garantam a qualidade com um preço justo. 

Somados a isso, é imprescindível que o fornecedor de material de construção seja comprometido com prazos e com disponibilidade de produtos. Com bons parceiros, você garantirá que o estoque esteja sempre no nível adequado para funcionamento da loja.

5 Atendimento e relacionamento com cliente

Por fim, é fundamental que os fornecedores trabalhem na construção de um bom atendimento e relacionamento com seus clientes. Além de serem parceiros técnicos e experientes, esse contato pode proporcionar boas condições de negociação.

Ou seja, descontos, possibilidade de aprimoramento na gestão de risco e facilidade de acerto de contrato.

E então?

Lembre-se que a credibilidade, competência e responsabilidade dos fornecedores de materiais de construção para revenda podem causar impactos à imagem e à saúde financeira do negócio. 

Para isso, aposte em uma boa gestão de fornecedores e na análise constante dos pontos apresentados neste contexto. 

E se você gostou desse conteúdo e deseja receber mais como este, assine gratuitamente a nossa newsletter.

mN8EbT7z8P-Au9TUVwzAgOjShzokm2OE2MbIecQor-SDI9Ldw78QRzjtlgKDQ59c8FVosWhNPK_AK31zVMWXCsVB4aYVacHUacByJP2LgTJaraTB-P49Amf-fZkVPDrnt6LoE1nNlg00CC_MJA

Todos os comentários

Deixe uma resposta