Conheça as tendências da arquitetura em 2022

Conheça as tendências da arquitetura em 2022

As tendências da arquitetura em 2022 são resultados diretos da pandemia. As novas necessidades foram criadas de acordo com as mudanças sociais. O isolamento social trouxe diferentes perspectivas relacionadas à casa e ao bem-estar. 

Pensando nisso, reunimos as principais tendências da arquitetura em 2022, bem como o panorama do cenário atual para contextualizar essas mudanças. 

Boa leitura!

Tendências da arquitetura em 2022: entenda o cenário atual

O cenário pandêmico obrigou a reestruturação dos ambientes, resultando em diversas tendências da arquitetura em 2022. A casa passou a ter um grande valor para as pessoas. Esse que se tornou um lugar de trabalho, estudo e lazer, tudo em um único espaço. 

Já no final de 2020, segundo a ArchDaily, o número de atividades do setor apontou um crescimento de 12%, se comparado com o ano anterior. Mesmo com a queda inicial dos primeiros meses, o novo papel da casa fez com que aumentasse o volume de reformas e obras. O intuito era organizar cômodos para gerar versatilidade. 

Neste período foi preciso realizar adaptações para novos espaços naturais, de home office, lazer, esportes e exercícios físicos. Essas alterações reforçaram o que hoje já são identificados como grandes novidades nesse setor.

Apesar de o momento atual já ser considerado por muitos como pós-pandêmico, os dois anos anteriores trouxeram mudanças significativas para a vida das pessoas. E essas alterações impactam diretamente na arquitetura e no design do lar e até de outros espaços.

O isolamento social reforçou o desejo de se conectar com a natureza e com as pessoas, e de manter o cuidado com o meio ambiente. Para se adaptar a essas mudanças, a arquitetura, neste novo ano, deve focar no bem-estar, na cura, e na saúde física e mental. 

As principais tendências da arquitetura em 2022

O Pinterest Predicts 2022 também apontou algumas mudanças comportamentais que influenciam no design e na arquitetura. O relatório chamou de “espaço para emoção” todos os elementos que ajudam a compor os ambientes e a nutrir sentimentos. Como, por exemplo, biblioteca, cristais, música, massagem e rituais para relaxamento. E ainda abordou temas como o bem-estar espiritual, e o luxo sem limite.

As transformações comportamentais e de valores causam impactos diretos nas técnicas de construção e de design desses ambientes. É fundamental estar atualizado com as mudanças do cenário para compreender essas motivações.

Tendo em vista todo o contexto atual, listamos as principais tendências da arquitetura em 2022. Confira!

Versatilidade e conforto

A versatilidade e conforto são os principais atributos para este ano nos novos ambientes. Como já foi reforçado, o intuito é gerar espaços e móveis multifuncionais para expandir a sua possibilidade de utilização. 

Da mesma maneira, esses elementos precisam ser confortáveis para fornecerem a fácil adaptação a diversas necessidades. Todas as tendências devem seguir essas duas características para gerar espaços esteticamente agradáveis e incluir praticidade em todos eles.

Ambientes integrados e espaços funcionais

KkERUqru0W5YFzcWbAVowblktFjpgViB-AiKyl7WN1tQ0Xml6zasqfrihqfrLZkpKnSp5LJctkbaz8XvcCnvfIAvU_90ULoWpOmzYnukpd_k6CJlpfBaFkAcfBnMeSM8KDRpICuvqXVt-VghFg

A principal novidade para este ano é a construção de ambientes mais integrados com foco em espaços funcionais. O intuito aqui é gerar a sensação de amplitude para evitar o sentimento de prisão causado por espaços menores. 

Por isso, a sala e a cozinha podem ser integradas favorecendo a livre circulação, por exemplo. Da mesma forma que a varanda, cozinha e lavanderia podem funcionar bem juntas. O importante é tornar esses espaços mais aconchegantes e gerar a sensação de liberdade.

Já os espaços funcionais se referem a praticidade dos ambientes. Eles devem ser repensados para acomodar, muitas vezes, mais de um cômodo em um só lugar. Portanto, o papel da arquitetura neste momento é promover organização, flexibilidade e funcionalidade. 

O intuito dessas novas configurações é promover um melhor aproveitamento dos espaços para atender e corresponder às novas demandas e necessidades comportamentais.

Tendências de decoração

Para as tendências de decoração o foco é: personalidade e iluminação. No entanto, vale destacar que o minimalismo também estará muito presente. Isso porque, todos esses atributos se referem a necessidade de tornar o lar um ambiente aconchegante e tranquilo. 

Atualmente o cliente passa mais tempo dentro de casa do que fora dela. Dessa forma, é preciso que esses ambientes reflitam os gostos deles. O desafio aqui é buscar comodidade de maneira a não perder a personalidade. 

Já a iluminação é o elemento que corresponde a necessidade de conexão com a natureza. A iluminação natural, gerada por espaços mais arejados, reforça a necessidade do foco no bem-estar e na saúde mental.

Além disso, a cerâmica e objetos redondos e coloridos podem trazer um ar de sofisticação e animação para qualquer ambiente.

Tons e cores

As cores e tons que remetem a natureza vão ser as mais escolhidas para esse ano. Inclusive, a cor do ano, de acordo com a Suvinil, é o Eclipse. Esse é uma coloração de verde, que segundo a própria marca, é vibrante e aconchegante.  “Ele tem o tom das primeiras plantas que habitaram a Terra e a vibração inovadora das novas gerações”.

Já a cor do ano Pantone é o azul Very Peri. A empresa é reconhecida por todo ano oferecer um direcionamento estratégico, a partir dessa escolha, que corresponde ao mundo das tendências e do design.

A cor, segundo a definição da marca, fornece uma energia brincalhona, de empoderamento e de expressão pessoal. Ela “anima o nosso espírito criativo. A  inquisidora e intrigante Very Peri nos ajuda a abraçar este cenário alterado de possibilidades, nos abrindo para uma nova visão para re-escrevermos as nossas vidas. Um mix entre a lealdade e a constância dos azuis e a energia e entusiasmo dos vermelhos”.

A mistura entre essas duas cores e a aposta em tonalidades que remetem ao natural são as escolhas da vez. E seguindo a mesma premissa, os tons mais terrosos e neutros também são grandes tendências da arquitetura em 2022. 

Sustentabilidade

A sustentabilidade e o consumo consciente também são respostas diretas à pandemia. A crise sanitária possibilitou um olhar mais preocupado com o meio ambiente e com os impactos causados neles por cada um de nós.

As soluções sustentáveis reduzem os custos e aproveitam recursos naturais. Os elementos incorporados, como portas de vidro e painéis solares, por exemplo, podem despertar um sentimento de conexão com a natureza e de maior preservação também.

Novidades em revestimentos

l9QnRucsUVHGPYTJsWuDbujsg5NsJ5ckqm09sVMq-cM5sHLFRql1n01lXftDoi_dotUIJo2CplXGnc8E8FmyGQWqLSMdWDJPrLCtToqSympO6b2-CW28sfeOIgnuqkfeUE6bJBxB-K0aWZ7VlQ

Os revestimentos também estão ganhando destaque neste novo ano. Eles remetem a sensação de luxo, mesma tendência citada pelo Pinterest Predicts.

Os pisos, azulejos, ladrilhos, e cerâmicas de grande formato se destacam e chamam atenção em qualquer ambiente, se tornando bons elementos decorativos. Aqui podem ser combinadas formas, tamanhos, texturas e cores para criar espaços com mais personalidades.

Ferramentas e técnicas

A tecnologia tem ganhado potência a cada ano. E após o isolamento social, essa ferramenta obteve ainda mais destaque. Neste período, o processo de automação residencial estará em alta. 

O objetivo aqui é gerar maior conectividade entre os espaços, com base na Internet das Coisas (IoT). Além disso, a solução permite pouco toque na superfície, um resultado direto das mudanças provocadas pela pandemia.

Para a produção dos projetos, as ferramentas que garantem qualidade e durabilidade estão em alta. Por exemplo, o Sistema de Transporte Infinity da Cortag que é uma solução que permite a fácil movimentação e aplicação de revestimentos de grande formatos, tendência citada anteriormente. 

Portanto, a solução precisa ser tecnológica e corresponder às novas expectativas e exigências dos clientes. As ferramentas devem garantir a execução dessas tendências.

Próximo passo 

Neste texto reunimos as principais tendências da arquitetura em 2022 para você se atualizar quanto às novas demandas, já que elas foram bastante influenciadas pelos impactos da pandemia. Os novos desejos e anseios refletem diretamente no novo papel do lar.

E se você deseja receber mais conteúdos como este, basta assinar gratuitamente nossa newsletter.

kaQ45Z-n_stsmf0mdhBwNSzMzLIATQOVnhEylHB4FINK08SLrU9Kmy7rm2MM-RAlRtpU9GAEHfe8n6Xt4V3ojcYnfLpeUE_KXuRxcHtV_vk3rCOILBVETDcjW_nIZIXCxFrJCFDafzOJrLb1LQ

Todos os comentários

  1. Ronald Reeder

    I purchased a master plus-125 from floor and decor Carson store on February 25,2020 l used it once and handle level broke off l try to return it to the store was informed that the tile cutter under manufacturer warranty call the company please help with this issue thanks you my phone number 323 3318495

Deixe uma resposta