Como escolher o melhor cortador de piso?

O cortador de piso de qualidade é o que garante a excelência da fase de acabamento do projeto. Com esse equipamento é possível realizar cortes com mais precisão, aumentando a produtividade das suas atividades. Por isso a importância de escolher o melhor.

Sendo assim, reunimos neste conteúdo as principais características e tipos de cortador, além de dicas de como escolher a ferramenta ideal. Confira!

Importância de escolher o melhor cortador

A fase de assentamento de piso é importante para uma finalização eficiente do empreendimento. Ter cuidado nessa etapa garante o acabamento perfeito, evitando retrabalhos e desperdícios. Além disso, assegura, também, uma maior satisfação do cliente. 

Essa é uma ferramenta responsável por deixar os materiais do mesmo tamanho e, assim, igualar o piso. No entanto, nem sempre os espaços serão preenchidos com as peças no tamanho correto estipulado. Às vezes, será necessário realizar cortes menores para ocupar espaços irregulares da área em questão. 

Por isso que não basta, somente, ter em mãos as ferramentas para o assentamento em si. Ou usar outros equipamentos para realizar esse corte. O cortador de piso possui as lâminas e pressão corretas para realizar o risco, evitando falhas, quebras e desperdícios do material.

Esse equipamento é fundamental para garantir a qualidade estética e funcional dos pisos. O investimento na ferramenta de excelência não é somente essencial para aquele projeto específico, como também para os próximos. 

Sendo assim, as vantagens de escolher o melhor cortador de piso, de maneira resumida, são:

- Redução de custo graças às menores taxas de retrabalho;
- Otimização;
- Maior produtividade;
- Melhor precisão dos cortes;
- Aprimoramento estético;
- Maior segurança;
- Mais qualidade na fase de acabamento;
- Satisfação do cliente garantida.

Ressalta-se que ferramentas desgastadas, ou com o estado de conservação comprometidos, não são mais tão eficazes assim. Ferramentas antigas e em péssimas condições causam riscos de segurança e reduzem a qualidade dos acabamentos. Dessa maneira, haverá excesso de quebras por possíveis discos e videas gastas, cortes tortos e desalinhados, entre outros problemas.

Então mesmo que já tenha essa ferramenta, é preciso avaliar o estado da mesma para garantir ainda mais a excelência. Contudo, os cortadores de qualidade tendem a durar com mais facilidade, se bem cuidados. Esse é mais um atributo que confirma a importância de escolher o melhor cortador de piso para o seu projeto.

Como selecionar?

8Xjq949yFlSaZJER2uxwvmayjYO3togsbcmAra53EcmzN3CviMIlN2cCGT6C3DcZDQ0-I0QQ_oER7PBTtLm2hsRbdzj6RyTDLpV-10atMVDv_KXVHvo8uXP965STu1Kl-7Zkl6Ef

Em um primeiro momento é preciso analisar alguns detalhes de um bom cortador. Destaca-se que uma ferramenta de qualidade depende das suas lâminas. Ou seja, o sistema de corte do equipamento precisa ser o primeiro atributo a ser considerado na hora de escolher a ideal. 

Dessa maneira se atente ao poder das lâminas e escolha aquela que facilita o corte do material das peças em questão. Isso porque cada uma tem uma função específica. Aquele que permite o corte de piso cerâmico e porcelanato é o ideal. Tendo em vista que esses são os materiais mais utilizados para o assentamento de pisos.

Em seguida, analise a resistência das ferramentas, o tamanho da base e altura da guia. Essas características ajudam a identificar a espessura ideal a ser trabalhada nesses cortadores.

Por fim, avalie os carros guia e se há componentes que facilitam ainda mais a precisão do corte, como: ventosa; alicates; trilhos e até acessório. Esses atributos são ainda mais essenciais para cortadores de porcelanato de grande formato.

O importante é escolher o modelo ideal para o seu projeto, se atentando às características dos materiais que serão manipulados e as adequações às normas de segurança, regularizadas pela ABNT. E, assim, evitar prejuízos e desgastes.

Benefícios de cada cortador

A seguir uma lista das características de cada riscadeira de piso e os benefícios que te ajudarão a optar pela melhor ferramenta de corte para o seu empreendimento.

Cortador elétrico

Os cortadores elétricos permitem um corte sem muito esforço e em materiais mais resistentes. A facilidade do uso torna essas ferramentas mais seguras e firmes, reduzindo as quebras e erros. 

Além disso, elas possibilitam a realização de diferentes tipos de cortes e asseguram um acabamento mais limpo e preciso. A potência das ferramentas elétricas facilita os trabalhos mais pesados e com alto nível de dificuldade, exigindo eficácia.

Para esse equipamento opte por aqueles que possuem bancada, caso o seu trabalho exija maior agilidade e esforço. Assim a produtividade estará garantida.

E claro, esteja atento ao motor, estrutura, sistema de refrigeração do disco, cabeçote, encosto e capacidade máxima de corte. 

Cortador manual

Já os manuais são mais acessíveis, financeiramente, do que os elétricos. Contudo, eles possibilitam mais chances de quebra da peça, caso não tenha o manuseio correto. Por isso, é fundamental uma mão de obra especializada e experiente para realizar esse trabalho.

Porém, as ferramentas manuais não necessitam de instalação e não consomem energia elétrica. Bem como, são mais leves e fáceis de transportar e não geram tanta sujeira com o pó dos cortes. 

E para ter maior precisão de corte, é possível contar com a ajuda de rodéis para riscar os pisos de maneira superficial e, assim, direcionar o local ideal para o corte de cada peça.

Cortador para grandes formatos

Edtzb3YMgPGyopampxMcrlGqagOLIZkX3ulKgFvjWZ3QlZYbfRmwDPtfIyVwfpUIG5dQyS2dTcxRUf55-x2vwy0PnhIQeHdanfAo07We0LCFXid9gPY7-C2IeC1vzLqEaoyZTd8O

Caso seja necessário trabalhar com peças de grande formato, será preciso adquirir uma ferramenta capaz de realizar os cortes nelas. Vale ressaltar que esse material tem se tornado uma grande tendência por conta do valor estético agregado ao resultado final.

Contudo, não há ainda muitas opções no mercado para realizar esse tipo de corte. Aqui vale destacar o Cortador Infinity da Cortag.

De todo modo, é preciso se atentar a algumas características para adquirir a melhor ferramenta para esse formato, visto o cuidado necessário para o manuseio dessas peças.

Portanto, escolha aquele que:

- Possui carro guia;
- Trilho modular;
- Alicates para a separação;
- Ventosas.

Essas características e componentes facilitam a movimentação e o corte do piso de grande formato.

Próximos passos

Esperamos que este artigo te ajude a escolher o melhor cortador de piso para o seu projeto. Lembre-se que essa ferramenta é fundamental para garantir a precisão e qualidade do produto final, além da satisfação do seu cliente. 

E se você gostou deste conteúdo e deseja receber mais como este, assine gratuitamente a nossa newsletter.

TJG51QCSOEGxg3nzIndmqZUVKiCosCRxtEt9sAuzVBFiffQ_REftYRMxDoWOdu6PEAejN0ljvESVMRhL6k9NIKuPOLPiTpzMoL6Yegy9-70hx5YM7PmdGiRR_BJAQNzzlcdxyX_k

Todos os comentários

Deixe uma resposta