Conheça a importância das feiras de Construção Civil

As feiras da Construção Civil são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do setor. Em um mercado tradicional como este, os eventos se tornam encontros essenciais para a discussão de tendências, novidades e atualizações.

Os momentos fornecidos por essas interações podem gerar insights para o mercado, networking e oportunidades de negócios. 

Por isso, reunimos neste texto os atributos que tornam as feiras essenciais para o setor, além de uma lista com as principais delas. 

Boa leitura!

A importância das feiras de Construção Civil no cenário atual

As feiras de Construção Civil são espaços atribuídos ao desenvolvimento profissional e à troca de experiências. Neste ambiente são apresentadas tendências e soluções inovadoras e tecnológicas. 

Os eventos destinados à Construção Civil são fundamentais para a disseminação de conhecimento, de exemplos de sucesso, e para motivação e inspiração. O contato com profissionais e empresas atuantes contribui para o desenvolvimento do ramo como um todo. 

São nesses espaços em que acontecem palestras, workshops, conversas, rodas de debate e exposições que enriquecem e apresentam novas visões sobre um mesmo assunto. O objetivo é promover um aperfeiçoamento constante.

Além disso, esses encontros ajudam com uma pesquisa de concorrência mais aprofundada e com a compreensão do posicionamento da sua empresa no mercado. Todas as informações coletadas nesses momentos são importantes para o crescimento profissional e empresarial.

E ainda, no contexto atual em que o contato tem sido, cada vez mais, mediado por tecnologia, os eventos presenciais suprem a necessidade de interação sem distanciamentos. 

Por fim, é preciso mencionar a importância econômica dessas feiras para o setor e para o país. Vale destacar que esse é um mercado que gera empregos diretos e indiretos. 

De acordo com dados levantados pela Agência Brasil, esse setor é responsável por 4,32% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. E ao citar os números da Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape), a matéria afirma que as feiras e eventos movimentam mais de 279 bilhões de reais anualmente em mais de 590 mil atividades promovidas em 12 meses.

E durante as paralisações desses encontros, por conta do distanciamento social, o ramo deixou de faturar, pelo menos, 90 bilhões de reais. 

Todas essas informações só reforçam a importância desses eventos, tanto para o desenvolvimento profissional quanto para o crescimento do setor e do país. 

Benefícios para as empresas e profissionais

LSbd_qRAAWBB2wfXXO6yQKMcgf_wgYzZH7FjgbVtov4EtJX0xlt0TEs79_flPiiNBQP0Y3faaq4AtUz8jAtRIGTxuHrgFBFd9T8_js2Brr0qUeGMyuG7JBvDC12MgZgBcFS2rScg

Em um setor tradicional, como a Construção Civil, apostar em inovação é fundamental para manter o crescimento. As transformações tecnológicas são necessárias graças ao seu poder de atualização. 

Dessa maneira, esses eventos colaboram com o aprimoramento do setor e incentivam o uso de ferramentas e soluções tecnológicas para acompanhar as tendências do mercado e mudanças do comportamento do consumidor. 

Para a Construção Civil são, geralmente, apresentados novidades como:

  • Materiais de construção;
  • Componentes ecológicos;
  • Ferramentas de alto desempenho;
  • Tecnologias da automação;
  • Softwares de gestão;
  • Conhecimento de novas técnicas em todo o setor e sua cadeia, seja no marketing ou na mão de obra.

Além disso, são apontados dados e informações do mercado, tanto nacional como internacional, que impactam diretamente o setor. Por exemplo, a falta de insumos e alta no preço desses materiais tende a ser um assunto bastante discutido nesses eventos.

Vale destacar que esse é um problema que afeta mais de 47% das indústrias da construção, de acordo com Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), citado no Diário do Comércio.

Os debates gerados a partir desses problemas podem se tornar soluções inteligentes para contornar essas adversidades. E são capazes de gerar melhor entendimento de como aplicar a teoria e gerar novas tendências.

Por fim, para o crescimento individual dos profissionais, as feiras oferecem expansão da rede de contatos, criando novas parcerias. Bem como, facilitam a divulgação de produtos e serviços.

Em resumo, os eventos de Construção Civil proporcionam aprendizado, novas oportunidades e insights importantes para o ecossistema do setor.

Principais feiras de Construção Civil

Sendo assim, reunimos a seguir uma lista com as principais feiras para você não perder nenhuma delas e aproveitar a oportunidade de expandir suas experiências e conhecimentos.

Feiras nacionais 

lsY_oklz_IJDkApqZS9TcxaMiQnC_bxRS72oyMFH0R9ce1XWX9hQK7D3gM23yF-hDkeJE3MrNqLTDH2l_wbZ_JJV1ox9jkEReq9snKGKG-ihVo-FBKmwVXDuIk-CeAL2ZpSfSruU

A Expo Revestir é o primeiro exemplo de feira nacional que vamos citar.  Apesar da edição de 2022 já ter acontecido, esse é um evento que atua no mercado há vinte anos. Eles definem os encontros como um lugar de “criatividade, tendências, lançamentos e inspirações”. 

O evento conta com mais de 200 marcas expositoras. E já foram citadas algumas das tendências apontadas no evento. A Casa Vogue listou 6 delas, como o design focado na biofilia, alinhamentos simétricos e toques indianos.

A feira indica alguns motivos para a participação, como:

- Materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura, decoração e construtoras;

- Informações e oportunidades de negócios para revendas de material de construção;

- Debates com experts mundiais no Fórum Internacional de Arquitetura e Construção.

Já a Feicon afirma ser a única feira da América Latina que “proporciona uma visão completa do mix de setores da construção civil e arquitetura em um só lugar”. O evento tem mais de 300 expositores com o foco no conteúdo, inovação, relacionamento e negócios.

A feira ainda declara que conecta todo o mercado, facilitando a geração de conteúdo e negócios durante os 365 dias do ano. Conheça o catálogo de lançamentos da Cortag apresentado na Feicon.

Por fim, a Construsul se encontra na sua 23ª edição. A feira contempla a criação de negócios de toda a cadeia produtiva da Construção. As empresas expositoras são dos mais variados segmentos, como argamassa, iluminação, fechaduras, revestimentos, ferramentas manuais e elétricas, e equipamentos. 

A edição de 2022 acontecerá nos dias 02 a 05 de agosto em Porto Alegre. 

Feiras internacionais 

As feiras internacionais também ganham destaque aqui no Brasil. 

A Cevisama é um evento internacional, que acontece na Espanha. O foco desse encontro é reunir os responsáveis pelas experiências em cerâmica, banheiro e pedras naturais. A sua 23ª edição acontecerá em 2023, entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.  

O próprio evento se descreve como responsável por apresentar “os mais recentes produtos e tendências e também um fórum onde os profissionais podem compartilhar conhecimento e ver as últimas inovações”.

E a Coverings acontece nos dias 05 e 08 de abril deste ano, em Las Vegas. O evento conecta o ecossistema dos azulejos e pedras. A feira vai discutir temas relacionados ao bem-estar, meio ambiente, luxo atemporal e vida ao ar livre. 

O evento indica a possibilidade de explorar as últimas tendências e produtos globais e fazer contatos com colegas do setor. Bem como será possível aprender e aproveitar as oportunidades para expandir seus negócios e impressionar seus clientes.

A The Big 5 Dubai é uma feira que acontece nos dias 5 a 8 de dezembro em Dubai. O evento, que tem mais de 40 anos de tradição, afirma oferecer uma plataforma para a indústria global da construção, com geração de negócios no Oriente Médio, África do Sul e na Ásia.

O encontro disponibiliza “vitrine de produtos ao vivo, troca de conhecimento e oportunidades de networking”.

E agora?

Esse artigo demonstrou a importância das feiras de Construção Civil para o desenvolvimento do mercado, das empresas e dos profissionais. É essencial aproveitar esses espaços para adquirir conhecimento, se manter atualizado e garantir novas oportunidades. 

Se você gostou desse conteúdo e deseja receber mais como este, assine gratuitamente a nossa Newsletter.

YHLdA_WuL-9ezT5ArSuJli8p9Dzbz14oTGVY_graIpof8AcvYZ99xLqrAWRzkAciOwF9fp-HK9wm0x8-wBjYVFwXFv5usZLKuJes7F-xHJXq_LzVhLBb1xZ_JR9GmvmrEw00TkXh

Todos os comentários

Deixe uma resposta