Ferramentas para azulejistas: quais não podem faltar no seu

Para que os azulejistas desempenhem o melhor trabalho possível no assentamento de pisos e revestimentos, é preciso contar com algumas ferramentas para tornar o trabalho mais eficiente. 

Se você atua como azulejista, ou está adquirindo os equipamentos para se tornar um, neste conteúdo reunimos o que não pode faltar no seu trabalho! Conheça as principais ferramentas para ter mais qualidade e produtividade no acabamento da obra.

As ferramentas que contribuem para o trabalho dos azulejistas

Os profissionais azulejistas são cada vez mais importantes para a finalização de uma obra, na etapa em que os pisos e azulejos são instalados. 

Contar com tecnologia e inovação tanto nos materiais utilizados, quanto nos equipamentos, é fundamental para o trabalho deste profissional. 

O azulejista que deseja se destacar no mercado e se tornar uma referência no assentamento de pisos e revestimentos precisa investir em bons equipamentos, que contribuam na qualidade e eficiência do seu trabalho. 

As ferramentas ideais irão tornar seu dia a dia muito mais ágil e fácil. Saiba que um corte perfeito no piso, um bom nivelamento e aplicação correta da argamassa fazem toda a diferença para o acabamento da obra. Portanto, confira a abaixo algumas das ferramentas que não podem faltar no seu trabalho como azulejista:

Niveladores

O sistema de nivelamento, ou também conhecido como espaçador nivelador, não pode faltar na etapa de assentamento do piso. É com esta ferramenta que você poderá garantir um nivelamento perfeito. 

Mas, é preciso ter atenção para o tipo de espaçador utilizado. Ele deve ser adequado ao material do revestimento. Existem espaçadores ideais para blocos e tijolos de vidro, granito, mármore, pisos cerâmicos e porcelanatos, por exemplo. 

Espátulas e aplicadores de argamassa

-yB9Vaxd34yZRT1-EQhvjIEPvMk9dQQ5LSUrW9bV5mEYSbsM7rHj8wZ1VYpoOXXxfCtR5QjoHBnq0DAhvY9oW7CL5Hwr6GinHpZadEzpYfnsAd_exZKiGQoIKccPNMXOMr5fN2Sq

Como a aplicação de massas e rejunte também é necessária na etapa de assentamento dos pisos, algumas ferramentas básicas podem fazer uma grande diferença na eficiência do seu trabalho. 

Os aplicadores irão otimizar o processo de aplicar a argamassa, e as espátulas são extremamente versáteis, permitindo o uso em diversas situações, seja para raspar   resíduos, utilizar para os arremates e acabamentos, ou outros usos gerais. Uma boa espátula não pode faltar em suas ferramentas. 

Desempenadeiras

A desempenadeira é indicada para a preparação, nivelamento e acabamento de superfícies, que irão variar conforme o tipo da ferramenta e trabalho necessário. 

Isso porque existem diversos formatos de desempenadeiras, cada uma utilizada para uma determinada necessidade. É possível encontrar, por exemplo:

  • Desempenadeiras de base estriada, para superfícies com massa grossa ou fina;
  • Desempenadeiras de base lisa, utilizadas em variados tipos de massas, aplicação e desempeno de massa fina;
  • Desempenadeiras para grafiato, para aplicação de texturas decorativas, criando efeitos rústicos e grafiatos;
  • Desempenadeiras de base com espuma, que ajudam no acabamento e alisamento com massa fina;
  • Desempenadeiras de base com EVA, para o acabamento e alisamento com massa fina, corrida ou acrílica;
  • Desempenadeiras de aço dentadas, ideais para criar sulcos e cordões para aplicação de argamassa para assentamento de revestimentos cerâmicos e porcelanatos.

Martelo de borracha

Se você já teve problemas em suas obras com porcelanatos ou cerâmicas riscadas, ou até mesmo quebradas, sabe como é importante contar com ferramentas adequadas para os materiais mais delicados. 

Com o martelo de borracha, é possível ajustar o revestimento com cuidado, evitando problemas como estes. 

Aqui vai uma dica importante: utilize o martelo de borracha branco em revestimentos claros, e o martelo preto em revestimentos escuros.

Cortadores profissionais

Se tem um equipamento que traz um excelente retorno para os azulejistas, é o cortador de piso. Também conhecido como riscadeira de piso, esse equipamento é fundamental para um assentamento profissional. 

Neste caso é preciso investir no tipo de cortador mais adequado para a sua necessidade atual, considerando os tipos de obra em que você trabalha. 

Dependendo da sua demanda atual, talvez seja necessário contar com mais de um cortador. Os manuais, por exemplo, são mais indicados para cortes retos, enquanto os cortadores elétricos auxiliam em cortes mais complexos. 

Há ainda os cortadores de bloco, de laminado e de telhas cerâmicas. Portanto, analise a sua necessidade e entenda quais investimentos são precisos para garantir mais qualidade ao seu trabalho. 

Lembre-se que você não precisa adquirir todas as ferramentas de uma só vez, mas quanto mais completo for o seu kit de equipamentos, mais eficiente será o trabalho. 

Ventosas

wvJ_5wOCVKiw6fV0QDaKDNX660NAiG9zF7AdRRTBJFm8KmHtcw8JrfCzX8M9SJD2TIHyJzvrL7bwiSdBUDK9okhPo3RdXk-SSVuYwtKH18uosycVdtxR0bY64bZXXfShNQvJSzy9

As ventosas ajudam na hora de colocar vidros, pisos, revestimentos e outros materiais pesados. Elas tornam o trabalho de transporte de peças planas, lisas e rugosas mais seguro e eficaz. 

Com ventosas você pode transportar materiais como os pisos cerâmicos e porcelanatos, vidros, chapas, espelhos, portas, entre outros. 

Juntas de dilatação

Para evitar trincas, rachaduras ou mesmo infiltrações devido à dilatação e contração do piso, o uso das juntas de dilatação é fundamental. Isso porque esta ferramenta possibilita o espaço necessário para a expansão térmica entre uma placa e outra, que ocorre pelo aumento da temperatura.

Equipamentos para grandes formatos

Por fim, destacamos a importância de contar com equipamentos para o assentamento de grandes formatos. Estes têm se tornado uma tendência cada vez mais presente na construção civil, e o azulejista que está preparado para este tipo de trabalho com certeza consegue se destacar no mercado. 

Pisos de grandes formatos exigem maiores cuidados, tanto no transporte como na instalação. Portanto, você precisará de um cortador de piso adequado para este formato, bem como um sistema de movimentação e sistema de transporte. 

Lembre-se de investir em qualidade!

Você viu que abordamos diversos equipamentos neste conteúdo. Como já citamos, não é preciso se preocupar em fazer um único investimento de uma só vez. Busque adquirir as ferramentas necessárias para o seu trabalho conforme a sua realidade. 

Para isso, é importante não pensar apenas no preço dos materiais. A qualidade do equipamento utilizado na obra reflete diretamente na qualidade do seu serviço como azulejista. 

Quais destas ferramentas você ainda não tem?

E então, quais equipamentos você já utiliza em seu dia a dia? E quais ainda precisa adquirir?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor o que não pode faltar no seu kit de ferramentas para um bom serviço de assentamento de pisos e revestimentos. 

Todos os equipamentos citados neste artigo fazem parte do catálogo Cortag e podem tornar seu trabalho mais eficiente. Para saber onde encontrar uma loja parceira Cortag mais próxima de você, clique aqui

Agora, temos um presente para você. Clicando aqui você tem acesso gratuito à nossa calculadora de revestimentos. Com ela, é possível saber a quantidade de espaçadores niveladores necessários para o nivelamento de pisos.

Todos os comentários

Deixe uma resposta