Porcelanato de grandes formatos: 5 dicas para o assentamento

Tendência no mercado, os porcelanatos de grande formatos requerem maior cuidado no manuseio para não quebrar e gerar desperdício e custo.

O assentamento desse tipo de material é uma etapa que exige muito cuidado e atenção para evitar retrabalhos e atrasos na entrega do projeto.

Nesse texto você verá como funciona o processo do assentamento, as ferramentas necessárias e dicas práticas para atingir a qualidade no trabalho com porcelanato de grandes formatos.

Assentamento de porcelanato de grandes formatos: o que é preciso fazer antes?

O assentamento de piso de porcelanato de grandes formatos nada mais é do que a instalação do material em questão no chão, na parede ou até mesmo no teto. Antes de começar de fato o assentamento, o contra piso precisa estar liso, nivelado e sem nenhum tipo de irregularidade. Vale ressaltar que o assentamento deve ser feito após a conclusão da secagem e de cura do contrapiso. 

Depois é só preparar a argamassa, específica para o tipo de trabalho que está realizando, passar no contrapiso e no verso da placa, e assentar o porcelanato de grande formato.

Contar com profissionais que possuem a qualificação técnica necessária para ter o cuidado esperado e obter bons resultados faz toda a diferença. Uma mão de obra especializada nesse momento é essencial.

Principais ferramentas para o assentamento de porcelanato de grandes formatos

porcelanato de grandes formatos

Para assegurar uma maior qualidade do seu projeto e do assentamento de porcelanato de grandes formatos é preciso investir e adquirir as ferramentas necessárias. São elas:

      Cortador de piso: o cortador de piso é uma ferramenta que corta o porcelanato e padroniza a produção. Além de permitir a realização de cortes de rodapé e recortes de parede. Para grandes formatos é preciso contar com um cortador adequado e específico que permita uma maior área de corte;

      EPIs: o profissional precisa usar os Equipamentos de Proteção Individual durante o assentamento para garantir uma maior segurança e evitar acidentes de trabalho;

      Argamassa e rejunte: escolha a argamassa e o rejunte correto para o material do contrapiso e da placa. Assim você garante um melhor revestimento, e consequentemente, um excelente resultado no acabamento;

      Desempenadeiras: a desempenadeira lisa ajuda a aplicar a argamassa e a desempenadeira dentada forma os cordões necessários para a colagem;

      Kit de nivelamento: é composto por alicate, espaçadores e as cunhas. Elas são utilizadas para nivelar o revestimento;

      Martelo de borracha: o martelo de borracha serve para amassar os cordões da argamassa, tirar o acúmulo de ar e retirar os niveladores após a secagem;

      Ventosa: elas servem para facilitar a movimentação do porcelanato de grandes formatos.

Dicas práticas e objetivas para não errar mais

Após ter visto a importância de se ter cuidado durante o assentamento de porcelanato de grandes formatos, a seguir confira uma lista com 5 dicas para garantir a qualidade do resultado final e evitar possíveis erros.

1 Tenha um bom planejamento

Comece verificando se o planejamento para o assentamento está correto e se cobre toda a área necessária. Aqui é definido também o projeto do design do piso, ou seja, a direção a ser seguida para formar um desenho específico, caso seja necessário, para trazer um efeito visual.

As medidas do local fazem parte do planejamento, além da descrição dos lugares em que é necessário colocar os recortes do piso. E por fim, tenha algumas peças a mais em caso de quebras e manutenções.

2 Guarde bem as peças e veja as instruções do fabricante

Os porcelanatos de grande formato e as ferramentas precisam seguir as normas técnicas da ABNT e as de segurança. Além disso, elas precisam ser guardadas e armazenadas em lugares longe de umidade e de perigos de quebra.

Somados a essas dicas, veja as instruções do fabricante sobre as peças. E, na parte de trás do porcelanato, há sempre uma seta indicando a direção que a peça deve ser aplicada.

No mais, respeite o tamanho mínimo das juntas. Assim o nivelamento ficará certo e ainda terá espaço ideal para a dilatação. Quando acabar o assentamento, faça a raspagem das juntas para nivelar e para liberar o espaço para o rejunte.

3 Utilize ventosas e mais de um profissional para a movimentação

porcelanato de grandes formatos

Para sua segurança e da peça, faça a movimentação correta e cuidadosa do porcelanato de grandes formatos, utilizando um sistema com ventosas para prender a placa.

O ideal, dependendo do tamanho do porcelanato, é fazer a movimentação com mais de um profissional. Isso porque o peso será dividido de forma igualitária e vai evitar arranhões ou fissuras nas pontas das peças, por exemplo.

4 Faça o rejunte com cuidado

Depois do assentamento é preciso fazer o rejunte do revestimento. Em pisos de grandes formatos, são poucos os espaços entre uma peça e outra.

recomendado é que o rejunte seja aplicado após a secagem completa da argamassa (o tempo varia de acordo com o fabricante). Atente-se para a limpeza do excesso do rejunte para evitar estragos na peça.

5 Faça a limpeza e proteja o piso

Com tudo terminado, limpe os resíduos. Vale ressaltar que a limpeza final deverá ser feita após a secagem completa do rejunte para evitar retrabalhos. Durante esse tempo, isole o local e proteja o piso com uma lona ou papelão.

E agora?

Com esse conteúdo você viu a necessidade de ter cuidado com o assentamento de porcelanato de grandes formatos, além de dicas objetivas e práticas para assegurar uma maior qualidade do resultado final.

E se você gostou desse tipo de material e quer saber mais sobre assentamento de piso, assine gratuitamente a nossa newsletter clicando na imagem abaixo.

Todos os comentários

Deixe uma resposta