Confira as principais dicas de uso para riscadeiras de piso

As riscadeiras de piso são ferramentas apropriadas para o corte dos porcelanatos. Elas facilitam o assentamento de piso fazendo o corte necessário para seguir o alinhamento do layout da obra.

Ela é uma das ferramentas essenciais para um assentamento de qualidade, portanto, nesse texto serão abordadas as principais dicas para o uso da ferramenta com intuito de auxiliar você a obter o melhor resultado para a sua obra.

Principais dicas de uso para riscadeiras de piso

As riscadeiras de piso são ferramentas que ajudam a padronizar o assentamento, cortando o piso necessário para o encaixe alinhado do material. Essa ferramenta também pode ser usada para fazer cortes de rodapé e revestimentos em diversos tipos de materiais: cerâmica, porcelanato, vidro e pastilha.

Então, para garantir os melhores resultados durante o uso da ferramenta, confira a seguir algumas dicas.

Tenha os materiais adequados


Para começar e assegurar a qualidade da fase de acabamento da obra, tenha em mãos a riscadeira de piso que fará o melhor corte de acordo com o material e o tamanho desejado. Considere se uma ferramenta manual é melhor ou se compensa mais um cortador de piso elétrico, por exemplo. Analise todo o seu cenário e a quantidade de trabalho necessário para finalizar a obra com qualidade.

Vale ressaltar que as riscadeiras são as melhores ferramentas para o corte de piso porque dão mais qualidade e precisão ao acabamento, além de evitarem a quebra dos materiais, graças à sua base.

Depois separe: lápis ou caneta; esquadros e réguas; lixas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), em concordância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Siga o planejamento da instalação

O planejamento da instalação e o projeto da obra contém todas as informações necessárias para começar, de fato, o assentamento de pisos.

Nesse momento você vai acompanhar o design descrito no projeto e analisará as medidas do local para saber os lugares exatos em que os pisos precisam estar.

Prepare bem a superfície

A superfície em que será feito o assentamento precisa estar bem preparada e nivelada antes de aplicar o piso. Ter o ambiente preparado evita riscos no material e irregularidades  para uma maior padronização. 

Tenha cuidado no corte e na colocação

A principal dica de uso da riscadeira de piso é tomar cuidado com o corte. Use a régua da ferramenta, ou um esquadro, para fazer a medida certa. Depois, coloque o piso na riscadeira seguindo a medida feita, alinhando o desenho com a ponteira (rodel de corte) da ferramenta. Enquanto for assentando um piso vai sendo cortado por vez. Comece pelo canto mais alinhado e vá aplicando o material. No fim, para os espaços desregulares, pequenos ou maiores, use a riscadeira para fazer o tamanho ideal para esses cantos.

Portanto, na hora de colocar de fato o piso tenha o foco no alinhamento. Aqui é importante ter o cuidado certo, também, com o corte e lixamento. Assim, não será necessário fazer mais de um corte com risco de ter desperdício de material e retrabalhos.

Guarde bem as peças

Após o corte e o assentamento, guarde bem as peças. Deixe em ambientes livres de umidade e perigos de quebra e desgaste.

Manter a qualidade do material também é uma forma de garantir o sucesso do seu trabalho. Quanto mais limpo e melhor for o estado do seu material, mais perfeito será o seu corte.

Principais riscadeiras de piso da Cortag

Na Cortag desenvolvemos produtos e soluções que ajudam no aperfeiçoamento das construções civis focando na agilidade, qualidade e produtividade. Dessa forma, possuímos algumas opções de riscadeiras para que os profissionais se adequem às suas obras.

Reunimos a seguir algumas das linhas de riscadeira de piso da Cortag.

Linha Mega

A Linha Mega é a mais nova. Ela é indicada para cortes de piso cerâmicos e porcelanatos com espessura de até 15 mm.

Além disso, ela é focada no conforto do profissional por ter uma força de separação de 1 tonelada. E ainda tem um retorno para a posição de riscar com apenas um toque, o que facilita na produtividade e agilidade.

A ferramenta também possui o corte e separação na própria base, o que otimiza o tempo. Isso porque não haverá a necessidade de retirar a peça para fazer a separação, já que há um sistema de articulação que permite essa divisão em qualquer ângulo.

Cortador Master-125

riscadeiras de piso

Já o Cortador Master-125 é uma riscadeira de piso profissional e indicada para cortar materiais cerâmicos e de porcelanatos com espessuras de até 15mm. Esse também possui o corte e a separação na própria base, tendo o mesmo sistema de divisão.

Somados a isso, a barra de encosto é em perfil de alumínio e o rodel cortante tem uma haste em liga zincada. O disco é de carboneto de tungstênio.

Linha Super

E a Linha Super é indicada para cortes profissionais de pisos cerâmicos, porcelanatos e até pastilhas de vidro com espessuras de até 12mm. O corte e a separação também são feitos na própria base.

A riscadeira de piso ainda tem uma maleta para transporte, opicional, produzida em polipropileno. O tapete de borracha, que acompanha o produto, efetua cortes em pastilhas de vidro e cerâmica de uma forma mais simples, rápida e segura.

Invista em boas riscadeiras de piso para garantir a qualidade do empreendimento

Esse conteúdo abordou as principais dicas de uso e cuidados necessários durante o corte com riscadeira de piso. E ainda apresentou as principais linhas da ferramenta produzidas pela Cortag.

Se você quer saber onde encontrar as melhores riscadeiras, basta clicar aqui para descobrir as lojas e assistências técnicas mais próximas de você!

Todos os comentários

Deixe uma resposta